Papa Bento XVI no UNIV 2006: “uma grande alegria… para comunicá-la”

Por Bento XVI
O Papa Bento XVI anima os jovens a comunicarem aos outros a felicidade que encontraram em Jesus, dedicando-se ao apostolado de amizade e confidência que São Josemaria ensinava. Para isso cada cristão deve ser amigo de Deus, seguindo o itinerário espiritual: “Comunhão, união, comunicação, confidência: Palavra, Pão, Amor” (Caminho, n. 535).
Na segunda-feira da Semana Santa, dia 10 de abril de 2006, o Papa Bento XVI recebeu em audiência especial – na Aula Paulo VI do Vaticano – 6.500 jovens universitários dos cinco Continentes, que participam da formação e dos apostolados do Opus Dei. Como em anos anteriores, os estudantes se reuniram em Roma para o Encontro Internacional UNIV (39ª edição em 2006), a Jornada da Juventude e as celebrações da Semana Santa junto do Romano Pontífice. Alguns professores e familiares também acompanhavam os estudantes. Transcrevemos a seguir algumas palavras da alocução que lhes dirigiu o Papa Bento XVI nessa audiência.

Queridos jovens, permiti que vos repita quanto disse aos vossos coetâneos reunidos em Colónia em Agosto do ano passado: quem descobriu Cristo não pode deixar de conduzir também os outros para Ele, dado que uma grande alegria nunca se deve conservar só para si, mas deve ser comunicada. É para esta tarefa que o Senhor vos chama; é este o “apostolado de amizade”, que São Josemaría, Fundador do Opus Dei, descreve como “amizade pessoal, abnegada, sincera: directamente, de coração a coração” (Sulco, n. 191).

Cada cristão está convidado a ser amigo de Deus e, com a sua graça, a atrair para Ele os próprios amigos. O amor apostólico torna-se deste modo uma autêntica paixão que se expressa em comunicar aos outros a felicidade que se encontrou em Jesus. É ainda São Josemaría quem vos recorda algumas palavras-chave deste vosso itinerário espiritual: “Comunhão, união, comunicação, confidência: Palavra, Pão, Amor” (Caminho, n. 535), as grandes palavras que exprimem os pontos essenciais do nosso caminho. Se cultivardes a amizade com Jesus, se fordes assíduos na prática dos Sacramentos, e especialmente dos sacramentos da Penitência e da Eucaristia, sereis capazes de vos tornardes a “nova geração de apóstolos, radicados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir em toda a parte o Evangelho” (Mensagem para a XXI Jornada Mundial da Juventude).

Ajude-vos a Virgem Santa a dizer sempre o vosso “sim” ao Senhor que vos chama a segui-lo, e interceda por vós São Josemaría. Desejando-vos que transcorrais a Semana Santa na oração e na reflexão, em contacto com tantos vestígios de fé cristã presentes em Roma, com afecto vos abençoo a vós, a quantos se ocupam da vossa formação e a todas as pessoas que vos são queridas.

Bento XVI

O texto completo encontra-se no site do Vaticano.