O Opus Dei no Brasil

No dia 19 de março de 2017 – dia da festa de São José –, foram comemorados os 60 anos da chegada do Opus Dei ao Brasil. A Obra, como frequentemente se chama o Opus Dei, começou suas atividades de formação humana e espiritual no nosso país em 1957, na cidade de Marília, interior de São Paulo à pedido do Bispo da Igreja Católica dessa cidade.

O Opus Dei foi fundado na Espanha por São Josemaria Escrivá, em 1928, e já estava presente em inúmeros países ao redor do mundo quando seus primeiros membros chegaram ao Brasil, na década de 50.

A mensagem central da Obra é que todas mulheres e todos homens podem encontrar a realização pessoal unindo-se a Deus, trabalhando por amor, no meio da vida cotidiana. Nas palavras de São Josemaria: todos podem ser santos no meio do mundo. Essa mensagem logo se mostrou extraordinariamente universal, tendo sido acolhida no seio de diferentes culturas, e também no povo brasileiro, que possui fortes raízes cristãs.

 

Estátua de São Josemaria Escrivá em Aparecida

Estátua de São Josemaria Escrivá em Aparecida

Opus Dei nos estados Brasileiros

A Obra realiza atividades regulares de formação espiritual (palestras do Catecismo da Igreja Católica, direção espiritual com sacerdotes do Opus Dei, retiros espirituais, etc) em vários estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Muitas pessoas que não são desses estados viajam para participar de atividades de formação em cidades em que há Centros. Outros procuram suprir essa formação através do site da Obra, na internet.

Católicos, cristãos não católicos e pessoas de outras crenças participam dessas atividades de formação espiritual, seguindo o espírito de ecumenismo e diálogo religioso que São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco impulsionaram.

“Opus Dei no Brasil e desde o Brasil”

Muitos brasileiros, mulheres e homens, casados ou solteiros, descobriram sua vocação para o Opus Dei, que difunde a mensagem de que todos podemos ser santos no meio do mundo.

São Josemaria Escrivá visitou o Brasil em 1974, quando a Obra estava presente apenas na cidade de São Paulo. São Josemaria disse que os fiéis da Obra iriam ajudar muito a Igreja “no Brasil e desde o Brasil”, e hoje pode-se contemplar essas palavras transformadas em realidade, pois muitos fiéis do Opus Dei foram ajudar a Igreja em outros países, colaborando com o seu tempo, dedicação e atividade profissional.

Há brasileiras e brasileiros da Obra em vários países: República Tcheca, Hungria, Polônia, Índia, Cazaquistão, África do Sul, Quênia, Camarões, Congo, Canadá, Holanda, Costa Rica, Porto Rico, Estados Unidos, Japão, Sri Lanka, Espanha, Alemanha, Itália, entre outros.

Opus Alegria - amigos do Opus Dei
Located at:
,,
.
Phone:
Link
Published onsáb nov 18 by
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search