Mons. Fernando Ocáriz, Prelado do Opus Dei, com o Papa Francisco em Roma.
Mons. Fernando Ocáriz, Prelado do Opus Dei, com o Papa Francisco em Roma.

Opus Dei – O que é? O que significa

A Obra, nome como familiarmente se chama o Opus Dei (que em latim significa “Obra de Deus”), é um caminho dentro da Igreja Católica, entre os vários que existem, que procura recordar a todos uma verdade muito consoladora: é possível viver uma amizade muito intensa com Deus através das atividades do dia a dia.

O trabalho, a vida em família, os hobbies, os momentos de diversão e todas as circunstâncias em que vivemos podem se transformar em ocasião de encontro com Deus. Como? Basta procurar realizá-las por amor a Deus e com a máxima perfeição que possamos: se temos a intenção de oferecê-las a Nosso Senhor como o presente que um filho oferece a seu pai, elas se transformam em verdadeira oração, e fazem crescer a nossa amizade com Jesus, com o Pai e com o Espírito Santo.

 

Santidade acessível a todos

Desde 1928, quando Deus inspirou São Josemaria Escrivá para que fundasse o Opus Dei, passou a defender a mensagem que todos, homens e mulheres, ricos e pobres, leigos e sacerdotes, sem exceção, somos chamados a viver a plenitude da vida cristã, uma amizade muito grande com Deus, principalmente pela santificação do trabalho profissional e dos deveres cotidianos do cristão.

Comentava São Josemaria: quem é mais importante? O reitor de uma universidade ou a última pessoa que cuida da manutenção do prédio? E ele respondia sem hesitar: quem cumpre a sua tarefa com mais amor a Deus.

Conseguiremos corresponder a esse convite divino se procurarmos viver as virtudes cristãs no nosso dia a dia, esforçando-nos por crescer no convívio cotidiano com Deus.

 

Algumas Características do Opus Dei

Alguns traços principais que os fiéis do Opus Dei procuram incorporar em suas vidas são: a unidade de vida e o amor à Igreja.

Unidade de vida significa coerência, viver a fé em todos os ambientes. Seja no trabalho, em casa, em um restaurante com amigos, em uma viagem ou em qualquer lugar, os membros do Opus Dei se esforçam por colocar em prática as exigências da vida cristã: o amor ao próximo, a alegria, a temperança, e assim por diante.

O amor à Igreja se manifesta no desejo de acolher com alegria os pedidos do Papa e de viver a comunhão com todos os católicos do mundo inteiro.

Quem pode ser do Opus Dei?

Todos podem ser do Opus Dei: homens e mulheres de todas as condições sociais que tenham o desejo de viver a fé católica nas atividades que desempenham na vida cotidiana. Atualmente, há aproximadamente 90.000 membros do Opus Dei espalhados pelos cinco continentes. De todos esses, 98% são homens e mulheres leigos, a maioria casados. Os outros 2% são sacerdotes.

Onde fica a sede central do Opus Dei?

A sede central do Opus Dei fica em Roma, próxima ao Vaticano, em um bairro chamado “Parioli”. Lá vive o Prelado do Opus Dei, nomeado pelo Papa para governar essa Instituição da Igreja. O Prelado é familiarmente chamado de “Padre”, com o sentido de “pai”, por causa do espírito de família que se procura viver na Obra. O atual Padre é Monsenhor Fernando Ocáriz.

Opus Alegria - amigos do Opus Dei
Located at:
,,
.
Phone:
Link
Published onter nov 14 by
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search