In Evangelho do dia

21Dizia-lhes mais: Porventura vem a candeia para se pôr debaixo do alqueire ou debaixo do leito? Não é para se colocar sobre o velador? 22Pois nada há oculto senão para se manifestar, e nada se escondeu senão para que venha a público. 23Quem tem ouvidos para ouvir, oiça.

24E dizia-lhes mais: Reparai no que ouvis: Com a medida com que medirdes vos será medido, mais ainda a vós que ouvis. 25Porque ao que tem dar-se-lhe-á, e ao que não tem ainda o que tem lhe será tirado.

 

Comentário

  1. «Alqueire»: Era um recipiente que servia para medir cereais e legumes. Tinha uma capacidade de um pouco acima de oito litros.
  2. Há nesta parábola um duplo ensinamento. Por um lado, a doutrina de Cristo não deve ficar escondida, mas ser pregada no mundo inteiro. Encontramos o mesmo ensina­mento noutros passos dos Evangelhos: «O que ouvis em segredo, apregoai-o nos terraços» (Mt 10,27); «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho…» (Mc 16, 15). O outro ensina­mento desta parábola é que o Reino que Cristo anuncia tem tal força de penetração em todos os corações que, no fim da história, quando Jesus vier de novo, não ficará uma só acção do homem, a favor ou contra Cristo, que não passe a ser pública e manifesta. Cfr Mt 25,31-46.

24-25. O Senhor não Se cansa de pedir aos Apóstolos, germe da Igreja, que prestem atenção à doutrina que ouvem: estão a receber um tesouro do qual deverão dar contas. «Aquele que tem dar-se-á…»: a quem corresponde à graça dar-se-lhe-á mais graça ainda e abundará cada vez mais; mas o que não faz frutificar a graça divina recebida, ticará cada vez mais empobrecido (cfr Mt 25, 14-30). Por isso, á medida das virtudes teologais é não ter medida: «Se dizes basta, já morreste» (Santo Agostinho, Sermo 51). Uma alma que queira progredir no caminho interior fará sua esta oração: «Senhor: que eu tenha peso e medida em tudo… menos no Amor» (Caminho, n° 427).

 

Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search