In Evangelho do dia

54Dizia também às multidões: Quando vedes uma nuvem levantar-se no Poente, dizeis logo: «vem lá chuva», e assim sucede. 55E quando é o vento Sul a soprar, dizeis: «vai haver muito calor», e há. 56Hipócritas! O cariz da terra e do céu sabeis vós interpretá-lo, e este tempo, como é que o não interpretais? “Porque não discernis também, por vós mesmos, o que é justo?

58Por isso, quando fores com o teu adversário ao magistrado, dá-te ao cuidado, no caminho, de te veres livre dele, não vá ele arrastar-te ao juiz, o juiz entregar-te ao oficial de justiça, e o oficial de justiça meter-te na prisão. 59Eu to digo: De lá não sairás enquanto não pagares até ao último tostão.

Comentário

  1. 56. Os que escutavam Jesus sabiam por experiência predizer o tempo. Todavia, conhecendo os sinais anunciados pelos profetas sobre a vinda do Messias, escutando agora os Seus ensinamentos e vendo os Seus milagres, não querem reconhecê-los nem tirar as consequências; falta-lhes boa vontade e rectidão de intenção e fecham voluntariamente os olhos à luz do Evangelho (cfr Rom 1,18 ss.).

Essa posição não foi exclusiva de muitos dos contemporâneos de Jesus Cristo, volta-se a produzir de modo muito especial nos nossos dias, revestindo algumas das formas do ateísmo reprovadas pelo Concilio Vaticano II: «Sem dúvida que não estão imunes de culpa todos aqueles que procuram voluntariamente expulsar Deus do seu coração e evitar os problemas religiosos, não seguindo o ditame da própria consciência» (Gaudium et spes, n. 19).

Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search