In Evangelho do dia

Não vo-lo disse desde o princípio, porque estava convosco. 5Mas agora vou para Aquele que Me enviou e já nenhum de vós Me pergunta: «Para onde vais?». 6Mas, por Eu vos ter dito estas coisas, encheu-se de mágoa o vosso coração. 7Contudo, Eu digo-vos a verdade: É conveniente para vós que Eu Me vá. Se Eu não for, o Assistente não virá até vós. Mas, se Eu for, enviar-vo-Lo-ei. 8Depois de chegar, há-de Ele confundir o mundo quanto ao pecado, quanto à justiça e quanto ao julgamento: 9quanto ao pecado, porque não acreditam em Mim; 10quanto à justiça, porque Eu vou para o Pai e já Me não vereis; 11e quanto ao julgamento, porque o Príncipe deste mundo está condenado.

Comentário

6-7. O pensar que os vai deixar sós enche de tristeza os Apóstolos. O Senhor consola-os com a promessa do Paráclito, o Consolador. Mais adiante (v. 20 s.) assevera-lhes que aquela tristeza se converterá numa alegria que ninguém poderá arrebatar-lhes.

Jesus fala do Espírito Santo três vezes no Sermão da Ceia. Na .primeira (14,15 ss.), afirma que virá outro Paráclito (advogado, consolador) enviado pelo Pai para que esteja sempre com eles; na segunda (14,26), diz que Ele mesmo enviará, de parte do Pai, o Espírito da verdade, que lhes ensinará tudo; na terceira (16,6-7), descobre totalmente o plano de salvação e anuncia que o fruto da Sua Ascensão ao Céu será o envio do Espírito Santo.

8-11. A palavra «mundo» designa aqui os que não creram em Cristo e O rejeitaram. A estes o Espírito Santo acusá-los-á de pecado pela sua incredulidade. Argui-los-á de justiça porque mostrará que Jesus era o Justo que jamais cometeu pecado algum (cfr Ioh 8,46; Heb 4,15), e por isso é glorificado junto do Pai, Por último arguirá de juízo ao tornar patente que o Demônio, príncipe deste mundo, foi vencido mediante a Morte de Cristo, pela qual o homem é resgatado do poder do Maligno e capacitado, pela graça, para vencer as suas ciladas.

Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search