In Evangelho do dia

42Mas ai de vós, Fari­seus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas hortenses, e descurais a justiça e o amor de Deus. Estas são as coisas que devíeis praticar, sem omitir aquelas. 43Ai de vós, Fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e dos cum­primentos nas praças. 44Ai de vós, porque sois como os túmulos dissimulados: os homens que lhes passam por cima não o sabem. 45Ora um dos Legislas tomou a palavra e disse-Lhe: Mestre, dizendo isso, também a nós nos insultas! 46Mas Ele respondeu: Ai de vós também, Legislas, porque carregais os homens com fardos difíceis de levar, e vós nem com um dedo lhes locais.

Comentário

  1. Segundo a Lei de Moisés havia que pagar o dízimo das colheitas (cfr Lev 27, 30-33; Dt 12,22 ss.; etc.) para contribuir para a sustentação do culto no Templo. Os produtos insignificantes não estavam sujeitos a esta Lei. A arruda é uma planta amarga e medicinal que se usava antigamente entre os judeus. Discutia-se entre eles se a arruda devia entrar ou não no pagamento dos dízimos. Os fariseus, levados por uma extrema meticulosidade, ensi­navam que devia pagar-se.

44. Segundo a Antiga Lei quem tocasse uma sepultura ficava impuro durante sete dias (Num 19,16); não obstante, podia acontecer que com o decorrer do tempo, por causa da terra acumulada e da erva que a cobria, a sepultura ficasse imperceptível para quem passasse por cima. O Senhor toma esta comparação para desmascarar a hipocrisia dos Seus interlocutores: são cumpridores dos mais pequenos pormenores mas esquecem os deveres fundamentais, a justiça e o amor a Deus (v. 42). Limpos por fora e ao mesmo tempo com um coração cheio de malícia e podridão (v. 39), dissimulam para parecer justos e, como vivem das aparên­cias, preocupam-se por cultivá-las; sabem que a virtude é motivo de honra, e interessam-se por simulá-la (v. 43). Isto é, a sua vida caracteriza-se pela dissimulação e pelo dolo.

Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search