In Evangelho do dia

20Então começou a censurar asperamente as cidades onde se tinha realizado a maior parte dos seus milagres, porque não tinham feito penitência: 21Ai de ti Corozaim! Ai de ti Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidónia se tivessem feito os milagres que se fizeram em vós, há muito teriam feito penitência em cilício e cinza. 22Por isso vos digo que Tiro e Sidónia, no dia do Juízo, terão sorte mais tolerável do que vós. 23E tu, Cafarnaum, serás acaso elevada até ao Céu? Descerás até ao Inferno; porque, se em Sodoma se tivessem feito os milagres que se fizeram em ti, ainda hoje existiria. 24Por isso, vos digo que a terra de Sodoma, no dia do Juízo, terá sorte mais tolerável do que tu.

Comentário

21-24. Corozaim e Betsaida eram duas cidades situadas na margem norte do lago de Genesaré, não longe de Cafarnaum. Durante o Seu ministério público Jesus (pregou com frequência nestas cidades, e realizou muitos milagres; em Cafarnaum ensinou a doutrina do Seu Corpo e Sangue, a Santíssima Eucaristia (cfr Ioh6, 51 ss.). Tiro e Sidónia, as duas capitais da Fenícia, juntamente com Sodoma e Gomorra — todas elas célebres pelos seus vícios —, eram exemplos clássicos entre os judeus para designar o castigo de Deus (veja-se Ez 26-28; Is 23).

Com estas alusões Jesus põe em relevo a ingratidão das pessoas que puderam conhecê-Lo, mas não se converteram: no dia do Juízo (vv. 22 e 24) pedir-se-lhes-á contas mais graves: «A todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido» (Lc 12,48).

Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search