In Evangelho do dia

20Interrogado pelos Fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, respondeu-lhes, dizendo: O Reino de Deus não vem com apa­rato; 21nem se dirá: «ei-lo aqui» ou «ali»; pois o Reino de Deus está dentro de vós.

22Disse depois aos discípulos: Dias virão em que tereis o desejo de ver um dos dias do cristo Filho do homem, e não o vereis! 23Dir-vos-ão: «ei-lo ali», ou então: «ei-lo aqui». Não quei­rais lá ir nem os sigais. 24Pois, assim como o relâmpago, ao faiscar, brilha dum lado ao outro do horizonte, assim será o Filho do homem no Seu dia. 25Mas primeiro tem Ele de sofrer muito e de ser rejeitado por esta geração.

Comentário

  1. Os fariseus, como outros muitos judeus daquela época, imaginavam o estabelecimento do Reino de Deus como um poder visível, externo, político. Jesus, pelo con­trário, ensina que é um poder eminentemente espiritual, sobrenatural, que desde a Sua vinda já está a agir — ainda que a sua culminação seja depois da Sua segunda vinda ou Parusia no fim dos tempos—, sobretudo no interior dos homens, ainda que também seja visível e externo — como é visível a Igreja —.

A presença do Reino de Deus em cada alma percebe-se através dos afectos e inspirações que o Espírito Santo comunica. Santa Teresinha explica assim a sua própria experiên­cia: «O Doutor dos doutores ensina sem grandes discursos. Nunca O ouvi falar, mas sei que está em mim. Em todos os instantes me guia e me inspira; mas precisamente no mo­mento oportuno é quando descubro claridades desconhecidas até então. Regularmente não brilham aos meus olhos nas horas de oração, mas no meio das ocupações do dia» (História de uma alma, cap. 8).

  1. Depois de os Apóstolos receberem o Espírito Santo no dia de Pentecostes, consagrarão toda a sua vida a pregar com valentia e audácia a mensagem de Jesus Cristo, e a ganhar todos os homens para o Senhor. Isto acarretar-lhes-á muitas e graves contradições, e sofrerão tanto que desejarão ver «um dos dias do Filho do homem», isto é, um dos dias de triunfo de Jesus Cristo. Mas este triunfo glorioso não chegará até à segunda vinda do Senhor.
Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search