em Evangelho do dia

9E Eu digo-vos a vós: Arranjai amigos com o vil dinheiro para, quando este faltar, eles vos receberem nas tendas eternas.

10Quem é fiel em mui pouco é fiel também em muito, e quem é infiel em mui pouco é infiel também em muito.

11Portanto, se não fostes fiéis no que toca ao vil dinheiro, quem vos há-de confiar o verdadeiro bem? 12E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?

13Nenhum servo pode servir a dois senho­res, porquanto, ou há-de odiar a um e amar o outro, ou então ligar-se-á a um, desprezando o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

14Os Fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isto e escarneciam d’Ele. 15Disse-lhes então: Vós pretendeis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. Ora o que se dá por sublime entre os homens é abominável aos olhos de Deus.

Comentário

9-11. Chama-se aqui «vil dinheiro» — aos bens deste mundo que foram obtidos por processos injustos. É tanta a misericórdia divina que essa mesma riqueza injusta pode ser também ocasião de virtude por meio da restituição, da reparação de danos e prejuízos e, depois, excedendo-se na ajuda ao próximo, nas esmolas, no fomento das fontes de trabalho, de riqueza, etc. Tal é o caso de Zaqueu, chefe de publicanos, que se compromete a restituir o: quádruplo do que tivesse roubado e, além disso, a entregar a metade dos seus bens aos necessitados. O Senhor diante dessa atitude declara categoricamente que a salvação entrou naquele dia na casa de Zaqueu (cfr Lc 19, 1-10).

Nosso Senhor fala de fidelidade no pouco referindo-se às riquezas, já que na realidade estas são mui pouca coisa comparadas com os bens espirituais. .Se o homem é fiel, generoso e desprendido no uso dessas riquezas caducas, receberá no fim o prêmio da vida eterna, a riqueza máxima e definitiva. Por outro lado, a vida humana pela sua própria natureza é um tecido de coisas pequenas; quem não lhes prestar atenção não poderá realizar coisas grandes. «Tudo aquilo em que intervimos nós, os pobrezitos dos homens — mesmo a santidade — é um tecido de pequenas coisas, que — segundo a intenção com que se fazem — podem formar uma tapeçaria esplêndida de heroísmo ou de baixeza, de virtudes ou de pecados.

«As gestas relatam sempre aventuras gigantescas, mas misturadas com pormenores caseiros do herói. — Oxalá tenhas sempre em muito apreço — é a linha recta! — as coisas pequenas» (Caminho, n° 826).

A parábola do administrador infiel é uma imagem da vida do homem. Tudo o que temos é dom de Deus, e nós somos os seus administradores, que tarde ou cedo teremos de Lhe prestar contas.

  1. Por alheio entendem-se os bens deste mundo, porque são passageiros e mutáveis. Por vosso entendem-se os bens do espírito, valores imperecedoiros, que são radicalmente nossos porque nos acompanharão na vida eterna. Por outras palavras: como nos irá ser dado o Céu se não tivermos sido fiéis na terra?

13-14. O serviço na antiguidade levava consigo uma dedicação tão total e absorvente ao amo que não havia lugar para compartilhá-la com outro trabalho ou com outro amo.

A tarefa do nosso serviço a Deus, da nossa santificação, exige que encaminhemos para Ele todos os actos da nossa vida. O cristão não tem um tempo para Deus e outro para os negócios deste mundo, mas estes devem converter-se em serviço a Deus e ao próximo pela rectidão de intenção, pela justiça e pela caridade.

Os fariseus zombam da exigência de Jesus para justifi­carem o apego que tinham às riquezas; por vezes também os homens procuram ridicularizar o serviço total a Deus e o desprendimento dos bens materiais porque não só não estão dispostos a pô-lo em prática, mas nem sequer concebem que outros possam ter essa generosidade: parece-lhes que devem existir sempre interesses ocultos.

Veja-se também a nota a Mt 6,24.

  1. «Abominável»: A palavra original grega significa culto aos ídolos e, por derivação, o horror que tal culto produz no verdadeiro adorador de Deus. Por isso a frase exprime a repugnância que produz a Deus a atitude dos fariseus, que ao quererem ser exaltados se põem, como ídolos, no lugar de Deus.
Postagens Recentes
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar