Evangelho do dia 06.10.2017 – Lc 10, 13-16 – Leia o Evangelho do dia – Sexta-feira – 26ª Semana do tempo comum

13Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sídon se tivessem efectuado os milagres que entre vós se efectuaram, de há muito haveriam feito penitência, prostrados no saco e na cinza. 14Aliás, haverá mais tolerância, na altura do Juízo, para Tiro e Sídon do que para vós.

15E tu, Cafarnaum, porventura serás exaltada até ao Céu? Até ao Inferno é que serás precipitada!

16Quem vos ouve é a Mim que ouve, e quem vos rejeita é a Mim que rejeita; mas quem Me rejeita rejeita Aquele que Me enviou.

Comentário

  1. Na tarde do dia da Ressurreição o Senhor transmite aos Apóstolos a missão própria que tinha recebido do Pai, outorgando-lhes poderes semelhantes aos Seus (Ioh 20,21).

Dias mais tarde confere a Pedro o primado que antes lhe tinha prometido (Ioh 21,15-17). A Pedro sucedeu o Romano Pontífice e aos Apóstolos os Bispos (cfr Lumen gentium, n. 20). Por isso: «Os Bispos, quando ensinam em comunhão com o Romano Pontífice, devem por todos ser venerados como testemunhas da verdade divina e católica (…). Esta religiosa submissão da vontade e do entendimento é por especial razão devida ao magistério autêntico do Romano Pontífice, mesmo quando não fala ‘ex cathedra’» (Lumen gentium, n. 25).