In Evangelho do dia

29E disse-lhes uma parábola: Vede a fi¬gueira e as restantes árvores: 30Quando come¬çam a rebentar, verificais, ao observá-las, que está próximo o Verão. 31Assim também, quando virdes essas coisas, ficai sabendo que está próximo o Reino de Deus. 32Em verdade vos digo: Não passará esta geração sem que tudo aconteça. 33O Céu e a Terra passarão, mas as Minhas palavras não hão-de passar.

Comentário

31. O Reino de Deus, anunciado por João Baptista (cfr Mt 3,2) e descrito pelo Senhor em tantas parábolas (cfr Mt 13; Lc 13,18-20), encontra-se já presente entre os Apóstolos (Lc 17,20-21) e, não obstante, ainda não chegou a plenitude da sua manifestação. Jesus anuncia neste lugar a chegada em plenitude do Reino e convida-nos a pedir isto mesmo no Pai-Nosso: «Venha a nós o Vosso Reino». «O Reino de Deus, que teve aqui na terra os seus começos na Igreja de Cristo, não é deste mundo, cuja figura passa (cfr Ioh 18,36; l Cor 7,31); e os seus crescimentos próprios não podem ser jul¬gados idênticos ao progresso da cultura da humanidade ou das ciências ou das artes técnicas, mas consiste em que sejam conhecidas cada vez mais profundamente as riquezas insondáveis de Cristo, em que seja posta cada vez com maior constância a esperança nos bens eternos, em que cada vez mais ardentemente se responda ao amor de Deus; final¬mente, em que a graça e a santidade sejam difundidas cada vez mais abundantemente entre os homens» (Credo do Povo de Deus, n° 27). No fim do mundo tudo será recapitulado em Cristo e Deus reinará definitivamente em todas as coisas (cfr 1 Cor 15,24.28).
32. O que se refere à ruína e destruição de Jerusalém, cumpriu-se uns quarenta anos depois da morte do Senhor, e pôde ser comprovada a verdade desta profecia pelos con¬temporâneos de Jesus. Por outro lado, a ruína de Jerusalém é símbolo do fim do mundo, e assim pode dizer-se que a geração a que o Senhor Se refere viu simbolicamente o fim do mundo. Também se pode compreender que o Senhor falava da geração dos crentes (cfr a nota a Mt 24,32-35).

Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search