em a Igreja e o Opus Dei
Por Papa Bento XVI
Carta do Papa Bento XVI em que salienta alguns momentos dos 50 anos de sacerdócio do Prelado do Opus Dei. Destaca entre outras características: a sua fidelidade ao espírito de São Josemaria no governo da Prelazia do Opus Dei e o seu eficaz auxílio à Igreja na urgente evangelização da sociedade atual.

Tradução portuguesa da carta escrita em latim, que o Santo Padre Bento XVI enviou ao Prelado do Opus Dei, o Bispo D. Javier Echevarría, por ocasião do 50º aniversário da sua ordenação sacerdotal.

Ao Venerado irmão
Javier Echevarría Rodríguez,
Bispo Titular de Cilíbia
Prelado da Prelazia Pessoal da Santa Cruz e Opus Dei

Ao aproximar-se a felicíssima comemoração do qüinquagésimo aniversário do início da tua vida e atividade sacerdotal, tivemos notícia, Venerado Irmão, de que o celebrarás solenemente, em união com os membros da Prelazia Pessoal da Santa Cruz e Opus Dei, elevando de todo o coração ações de graças à Santíssima Trindade pelo dom inefável do sacerdócio e por todos os seus benefícios. Com grande alegria, aproveitamos essa ocasião singular para nos congratularmos contigo neste feliz jubileu e manifestar-te a Nossa estima e carinho.

Sendo ainda jovem, ao sentires a suave voz de Deus que te chamava, seguiste-a prontamente, entrando a fazer parte do Opus Dei. Após receber a necessária formação, foi-te conferida a ordenação sacerdotal no dia 7 de agosto de 1955. Obtiveste o doutorado em direito civil e direito canônico. Desenvolveste diferentes ministérios pastorais e acadêmicos; durante vinte e dois anos foste Secretário de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei; e agora governas fielmente, com o mesmo espírito, sua Obra providencial.

Se lançares o olhar para o longo caminho sacerdotal que percorreste, lembrar-te-ás, sem dúvida, de tantos trabalhos e dificuldades superados com a graça divina; mas, acima de tudo, de tantos acontecimentos gozosos concedidos por Deus a ti e à tua Prelazia pessoal. Quando eras Secretário Geral, no ano de 1982, presenciaste a ereção do Opus Dei em Prelazia pessoal, da qual imediatamente foste constituído Vigário Geral. Decorridos doze anos, após o piedoso trânsito do nosso Venerado Irmão Álvaro del Portillo, foste eleito Prelado da Prelazia pessoal; e, no mesmo ano, nomeado Bispo titular de Cilíbia. Em 1995, aqui em Roma, na solenidade da Epifania do Senhor, o nosso amado Predecessor João Paulo II conferiu-te a ordenação episcopal, como manifestação patente da sua benevolência e confiança.

Governando a tua Prelazia e contemplando nela a graça de Deus, não cessas de exortar os seus membros – com o teu exemplo, com os teus escritos, com a tua palavra e as tuas viagens pastorais – a permanecerem no Senhor com um coração firme (At. 11, 23). Quando fomentas as ânsias de santidade pessoal e o zelo apostólico dos teus sacerdotes e leigos, não só vês crescer a grei que te foi confiada, mas proporcionas um eficaz auxílio à Igreja na urgente evangelização da sociedade atual. No terreno da cultura e das ciências, procuras difundir a mensagem cristã em todos os âmbitos, como claramente o mostra a Pontifícia Universidade da Santa Cruz, recentemente constituída. Levas no teu coração a defesa da vida, da família e do matrimônio, bem como a formação e o atendimento pastoral dos jovens.

Recebe, pois, Venerado Irmão, esta prova do Nosso amor e benevolência, juntamente com a Bênção Apostólica que, implorando a graça divina, através da intercessão da Mãe de Deus, a Santíssima Virgem Maria, e de São Josemaria Escrivá, Nós te impartimos de todo o coração, e também aos Bispos, aos sacerdotes, aos homens e mulheres que fazem parte desta queridíssima Prelazia pessoal da Santa Cruz e Opus Dei, e a todos aqueles que, cheios de alegria, celebram este jubileu tão assinalado.

Do Vaticano, no dia 9 de julho do ano de 2005, primeiro do nosso Pontificado.

Papa Bento XVI

Postagens Recentes
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar