In a Igreja e o Opus Dei
Por Lizete Fanchin Queiroz
Lizete e sua amiga Cida aprenderam a amar o Papa na Obra, de acordo com o amor vivido por São Josemaria, e compartilham sua alegria neste relato.

“Católico, Apostólico, Romano! – Gosto que sejas muito romano. E que tenhas desejos de fazer a tua ‘romaria’, «videre Petrum», para ver Pedro.” (São Josemaria em seu livro Caminho, ponto 520)

Recordo que, por ocasião do padecimento e da morte do Santo Papa João Paulo II, houve uma verdadeira comoção mundial ante o sofrimento deste santo homem. E, ao mesmo tempo que multidões se comoviam com a sua despedida, a eleição do novo Sumo Pontífice gerava uma expectativa enorme e também dúvidas, mesmo em meios católicos.

Estava eu na companhia de uma amiga, Cida, comentando esses fatos tão cristãos, tão católicos e tão atuais. Acompanhávamos com muito interesse o anúncio do nome do nosso novo Papa. Com simplicidade, ela me disse:

– Lizete, eu aprendi a amar o Papa na Obra.

No que lhe respondi imediatamente:

– Cida, eu também!

Quando falecia um Papa e a sede ficava vacante, São Josemaria se sentia como um órfão em sua alma e pedia para as pessoas da Obra rezarem e oferecerem sacrifícios e o trabalho pelo futuro Papa. Assim que saía a fumaça branca avisando a escolha de um novo Papa, o Santo se ajoelhava e começava a rezar: Oremus pro beatíssimo Papa nostro… “que Deus o guarde e lhe dê alento, que o faça feliz na terra e o livre dos seus inimigos”.

A exemplo de São Josemaria, a nós não cabiam dúvidas, questionamentos nem qualquer ansiedade, simplesmente confiávamos no Espírito Santo quanto à escolha do Romano Pontífice.

Com a simplicidade de uma criança amamos o Papa, seja ele quem for o escolhido. Isto porque o Papa é il dolce Cristo in terra, utilizando as palavras de Santa Catarina de Sena. Ou, com mais força ainda, o Vice-Cristo, o vigário de Cristo, quem ocupa o seu lugar na terra. Só queremos ver nele “Cristo na terra” e agradecer: “Obrigado, meu Deus, pelo amor ao Papa que puseste em meu coração.” (ponto 573 de Caminho)

Lizete Fanchin Queiroz

Recent Posts
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Start typing and press Enter to search